Sunmi: pporappippam!

Sunmi: pporappippam!

Olá, meus bombons de licor, tudo bem com vocês?

Hoje nós vamos falar da solista Sunmi, e do seu mais recente comeback com o single “보라빛밤 (pporappippam)”.

Mídia

Mas, antes de entrar em mais detalhes da música e MV. Vamos conhecer um pouco mais da trajetória de Lee Sunmi!

Sunmi nasceu em 2 de maio de 1992, em Iksan, Jeolla do Norte, na Coréia do Sul. Ela estudou na Escola Primária Hwangnam, Ensino Secundário Chung Dam e Ensino Médio Chung Dam, e estudou na Universidade Dongguk, estudando teatro musical. Ela adotou o sobrenome de seu padrasto na universidade e mesclou seu primeiro e sobrenome original, tornando-se Lee Sunmi.

Em maio de 2006, Sunmi foi revelada como a quarta membro do Wonder Girls, um grupo feminino gerenciado pela JYP Entertainment. O grupo debutou com o single “Irony”, estreou oficialmente no Show! Music Core da MBC, em 10 de fevereiro de 2007. O grupo rapidamente chegou ao estrelato com seus hits “Tell Me”, “So Hot” e “Nobody”, em menos de 2 anos após sua estreia.

Em 2010, JYP anunciou que Sunmi adiou sua carreira musical para prosseguir sua carreira acadêmica, mas continuaria até fevereiro para completar os eventos agendados, porém, em janeito de 2012 um representante da JYP afirmou: “Sunmi continuou na empresa e continou a aperfeiçoar seus talentos musicais.” A empresa declarou mais tarde que não tinha planos para Sunmi retornar para o Wonder Girls.

Em 2013, foi anunciado que Sunmi voltaria com sua carreira musical, ainda na JYP Entertainment, como uma artista solo e que o próprio Park Jinyoung cuidaria da produção de sua estreia, incluindo a dança, o videoclipe, as roupas e a música. Sunmi lançou o videoclipe da música 24hours, seu debut solo, no dia 20 de agosto de 2013. Depois do lançamento do videoclipe de “24 Hours”, ele ficou na primeira posição em sites como Melon e Olleh. Após o lançamento oficial de seu single de estreia, “24 Hours” também ficou na primeira posição na maioria dos charts coreanos.

ㅤㅤ

Em junho de 2015, foi revelado que Wonder Girls estariam retornando, depois de três anos de hiatus e que Sunmi estaria voltando para o grupo. Agora o grupo tinha mudado de conceito e se tornou banda e, assim, Sunmi assumiu a posição de baixista desta. Em 2016, o grupo lançou a canção “Why So Lonely”, com um som diferente do que é facilmente encontrado no kpop e alcançou o topo de várias paradas musicais, porém em janeiro de 2017 foi anunciado que Wonder Girls se dissolveria, depois da negociação de renovação de contrato mal sucedida com a membro Yeeun e a própria Sunmi. O grupo lançou seu último single “Draw Me”, em 10 de fevereiro, ele também serve como uma celebração para o seu 10º aniversário desde a estreia.

Em 2017, Sunmi assinou com a MakeUs Entertainment, no final de fevereiro. Casa de cantores como Park Won e Urban Zakapa, Sunmi comentou: “Na minha nova agência, vou trabalhar muito na minha música e mostrar a todos um novo lado de mim. Antes disso, gostaria de agradecer a minha agência anterior, fãs e conhecidos por seu apoio”. Desde então, Sunmi tem seguido com sua carreira solo e logo em seu primeiro single, após tanto tempo de hiatus, “Gashina”, tornou-se um grande hit em toda a Coreia.

Em 2 de janeiro de 2018, Sunmi revelou uma foto promocional, confirmando que em 18 de janeiro ela retornaria com uma música intitulada “Heroine”, que havia sido produzida novamente pela The Black Label, e Sunmi também participou da composição das letras. Sunmi retornou com um single intitulado “Heroine”, em 18 de janeiro de 2018. Descrevendo o single como um prefácio de seu anterior single, “Gashina” — Minha favorita dela, escutem!

Em 4 de março de 2019, a cantora lançou mais um digital single, na qual denominado por “Noir”, onde a própria artista compôs a letra de sua música juntamente com El Capitxn — produtor musical da Big Hit Labels — A música trouxe reflexões para o mundo atual, principalmente sobre a globalização. Com o avanço do sistema, as plataformas cada vez mais se expandem, com isso, mais usuários se põe em risco pela obsessão de likes, seguidores e inscritos, fazenda até o impossível para tê-los.

Em 7 de agosto de 2019, Sunmi posta uma foto em seu Instagram com uma borboleta de fundo, onde logo após nomeia com mais um novo single chamado “Lalalay”, com a sua estréia prevista para o dia 27 do mesmo mês. Novamente, a música traz um ar de criticidade sobre as atualidades, não é tão perceptível no MV quando olhamos pela primeira vez a obra, mas com a tradução de “Lalalay” tudo se esclarece. Sunmi deixa explícito sobre o âmbito que as pessoas não têm sobreposta à vida de outras pessoas.

Este ano, Sunmi retornou com mais um single, “Gotta Go”. A música foi intitulado como uma OST para o drama sul-coreano “XX”.

— Discografia

— Wonder Girls

  • Álbuns de Estúdio

• The Wonder Years (2007)
• Wonder World (2011)
• Reboot (2015)

  • Mini álbuns

• The Wonder Years: Trilogy (2008)
• Wonder Party (2012)

  • Singles

• So Hoot (2008)
• 2 Different Tears (2010)

— Solo

  • Mini álbuns

• Full Moon (2014)
• Warning (2018)

  • Singles

• 24 hours (2013)
• Full Moon (2014)
• Gashina (2017)
• Heroine (2018)
• Siren (2018
• Noir (2019)
• Lalalay (2019)
• Gotta Go (2020)

— Fandom

O nome do fandom foi escolhido através de uma votação, onde, além de Miya-ne, haviam mais três opções. O resultado foi anunciado no dia 21 de março de 2019, nas suas redes sociais oficiais.

Miya-ne significa “Casa da Miya” ou “Família da Miya”. Miya é um dos apelidos de Sunmi, sendo assim, o significado do nome do fandom é de que os seus fãs são a sua casa/família.

— Mais recente comeback

Em 14 de junho, a cantora compartilhou algumas fotos ensaiando, e em um estudo em suas redes sociais com a legenda, “I’m ready, R u ready?”, dando a entender que o tão aguardado comeback estava por vir.

E enfim, em 16 de julho, ela lançou uma imagem teaser para “보라빛 밤 (pporappippam)” seu single que veio a ser lançado no dia 29 de junho.

Depois do anúncio do comeback, a solista liberou várias fotos conceituais e um MV teaser, além de uma prévia da canção no aplicativo TikTok. Até que enfim foi lançado o MV, confiram abaixo.

E agora a tradução.

BELÍSSIMO!

Um conceito incrível, cenários lindos e um refrão totalmente viciante. Além de passar um vibe bem Sunmi, para quem não sabe a cor favorita dela é roxo, sendo assim, dá para sentir que é muito importante para ela, além de estar no título e letra da música também formam as cores de seu fandom. Dá para sentir muito ‘ela’ em toda a extensão da música e MV.

Além de muito talentosa e encantadora, ela é um ser humano incrível. Achei importante trazer este trecho aqui, no dia de seu comeback (29/06) — ocorreram outros lançamentos, em datas próximas, como a de Hwasa (MAMAMOO) e da também solista ChungHa — ela comentou: “Hwasa e Chungha também estão fazendo comeback. Ao invés de competirmos, acho incrível que artistas femininas possam estar ativas juntas. Nós temos nosso próprio conceito e cores para podermos ser bem sucedidas.”

Bom, acho que a fala dela já diz tudo, a Sunmi é uma artista incrível em todos os aspectos. Por hoje é só, meus bombons, views em “Pporappippam”, não esqueçam de seguir a BLB em todas as redes sociais. Beijos e até a próxima!

Compartilhar esta publicação

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Optimized with PageSpeed Ninja