Sense8 e a diversidade LGBTQ+

Sense8 e a diversidade LGBTQ+

Olá!! Como vocês estão passaram nessa quarentena? Eu fiquei com tanto tempo livre que nem tenho mais nada pra fazer (mentira, porque eu passei a metade do tempo empurrando minhas tarefas com a barriga kkkk). Mas sem enrolação dessa vez, vamos ao que importa, para essa matéria especial do Mês do Orgulho eu não escrevi sozinha e sim com minha amiga Angel (vocês também leram algumas matérias dela esse mês).

Como o título já entrega nós falaremos sobre a mais que perfeita Sense8, essa é… e sempre será uma das minhas séries favoritas. Se você ainda não assistiu corra e vá maratonar porque você terá uma surpresa incrível, ela pode parecer confusa nos primeiros episódios, mas continue assistindo que depois tudo fica mais compreensível.

Pois bem, a série “segue oito desconhecidos que passam a compartilhar sentimentos e habilidades enquanto tentam evitar seu extermínio”, (sinopse da Netflix).  Apesar de termos vários personagens principais nós só iremos entrar em detalhes de dois casais, e um desses casais é a personagem transsexual Nomi e sua namorada Amanita.

Antes de fazer a transição Nomi era  Michael Marks, um hacker que lutou para conseguir realizar seus sonhos e seguir a vida mesmo que por um caminho que  o fez ter que abandonar sua família para ser feliz. Nomi é uma das personagens mais corajosas que já conheci.

Ela simplesmente teve que lidar com o desrespeito da própria mãe que não a aceitava como ela é, a única da sua família que fazia de tudo para se manter perto dela era sua irmã. Mas a pessoa que se manteve fiel a Nomi do ínicio ao fim, mostrou as garras e partiu pra guerra para protegê-la foi a Amanita.

Amanita é uma daqueles personagens secundários que te surpreende e acaba se tornando mais especial do que muitos personagens principais por aí. Amanita é uma mulher negra, ativista e leal aos seu princípios e a sua família ela é capaz de entregar a própria vida pra salvar quem ama. 

Essas duas passaram por tantos momentos difíceis juntas, que nos vemos torcendo a cada episódio para que elas possam ter algum tempo de paz. Elas tiveram que fugir de um hospital, de uma organização criminosa, de um agente federal que não desistia nunca e lidaram com o fato de Nomi fazer parte de uma nova “espécie” de ser humano mais evoluído. 

Mas particularmente para mim, nada disso se compara a ter que lidar com a mãe da Nomi, porque o serzinho que demorou a compreender a filha viu. Ainda bem que no episódio especial toda nossa raiva contra a Senhora Marks foi jogada fora. Ela finalmente aceitou a filha e demonstrou todo seu amor por ela. 

Como costumo dizer, esperança sempre, pode ser complicado e até impossível no começo, mas sempre temos que nos manter de pé, porque o ser humano pode sim evoluir e começar a aprender e reaprender que a vida é mais colorida e ela não é apenas azul!!  

Lito e Hernando 

Continuando sobre essa série que eu amo de paixão, vamos falar sobre um dos vários casais maravilhosos de  Sense8, e que ajudou a torná-la um dos ícones em termos de representatividade LGBTQ+. Lito é um ator mexicano de filmes de ação, que está em ascensão e sonha em ser cada dia mais famoso; Hernando é mexicano também e professor universitário, e os dois, mantém um relacionamento secreto a anos. 

O TEXTO A SEGUIR CONTÉM POUQUÍSSIMOS SPOILERS! 

Como já disse, Lito é um ator em ascensão e tem a ambição de ir mais longe, e devido aos seus papéis em filmes de ação como o protagonista, o herói másculo e pegador, ele vende ao público a imagem de homem hétero (a piada pronta hahaha), por isso é necessário que ele e Hernando mantenham o relacionamento deles em segredo. Entretanto, não é só esse motivo que faz com que Lito esconda sua verdadeira orientação sexual. 

Assim como acontece com a grande maioria das pessoas, Lito tem medo de como ele vai ser visto pelas pessoas e pela sociedade quando assumir sua sexualidade. Ele tem medo de ser rejeitado pela mãe, pelos seus amigos e pelos seus fãs. Hernando, por sua vez, aceita essa situação para apoiar o homem que ama, apesar de estar pronto para assumir esse relacionamento e enfrentar qualquer consequência. 

Em um determinado momento da série (não vou dar spoilers), o segredo de Lito é descoberto por Daniela, a atriz que faz seu par romântico no seu novo filme. Ele obviamente fica desesperado, esperando que ela vá expor o seu segredo para todos, mas para surpresa dele e de Hernando (e a nossa também), ela não isso. Ao contrário do esperado, ela propõe que eles dois finjam ser um casal para esconder o relacionamento real de Lito, e que eles três sejam um casal.  

Essa situação dos três juntos pode parecer estranha no início (para mim foi), mas acaba sendo uma das melhores relações mostradas na trama, pois eles três desenvolvem uma relação amizade, companheirismo e cuidado, tanto que os dois protegem a Daniela quando ela passa por sérios problemas no relacionamento amoroso nada saudável que ela tem. E, ela vai estar presente em muitos momentos íntimos dos dois, o que nos rendeu ótimas cenas para apreciar (se é que vocês me entendem…).

Voltando a falar de problemas, quando ocorre a exposição do relacionamento dos dois, nós vemos como sempre a face preconceituosa e ignorante da nossa sociedade. Por causa da descoberta da sua orientação sexual Lito perde contratos, perdeu fãs, e Hernando começa a ser hostilizado na universidade, tendo até mesmo que se demitir. Tudo o que Lito mais temia acontece e o seu mundo parece está desabando na sua cabeça, porém, no meio disso tudo, ele percebe a grande importância de Hernando ao lado dele e de ter a Dani também com eles.  

Mesmo com todas as dificuldades, aos poucos Lito percebe que o mais importante é ter o Hernando ao lado dele, que a forma de amar deles não está errada, e quem tá errado na verdade é quem tem preconceito e não os respeita. Então, com a ajuda de Hernando, Dani e dos outros Sense8, ele consegue superar isso e se tornar ainda mais forte.

Não vou dar mais detalhes para não estragar a experiência maravilhosa que é assistir Sense8, mas assistam porque essa é incrível, já que dificilmente você não simpatiza com a situação vivida por eles ou até mesmo se vê representado por um dos personagens. 

E, lembrem-se, toda forma de amar é justa. O seu amor não é errado, pois errado é quem tem preconceito e não te respeita. Orgulhe-se! 

Bye e Bjos da Kitty e Angel

Compartilhar esta publicação

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Vitória

Ai minha série. Saudades dela


1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Optimized with PageSpeed Ninja