Reciprocidade -série Gatilhos de Persuasão

em 16 de outubro de 2021

Compartilhe agora mesmo:

Este é o primeiro de uma série de posts sobre gatilhos mentais para venda. Nesta ´serie vamos aprender tudo o que precisa para encantar as pessoas e vender. O Poder das Palavras e da Reciprocidade é realmente incrível.

Cada um dos seguintes poderosos gatilhos de vendas foi desenvolvido levando em conta um extenso estudo da psicologia e do comportamento humano.

Reciprocidade O primeiro gatilho poderoso de vendas de que você precisa entender é a reciprocidade.

Nos negócios, a reciprocidade é a ideia de que, se você dar algo aos clientes,  eles se sentirão sujeitos a lhe dar alguma coisa em troca. 

É por isso que você pode se sentir incômodo se você deve algo a alguém. É também por isso  que a maioria das empresas inicia o processo de vendas oferecendo algo para beber.

Acompanhe mais da séries gatilhos de persuasão em: Curiosidade e Manipulação de Objeções.

Nas circunstâncias certas, isso pode ser uma ferramenta extremamente poderosa. 

No entanto, é crucial que você compreenda que não funcionará com aqueles que têm uma

 mentalidade egoísta. 

Indivíduos com uma mentalidade individualista esperam que os outros se  sujeitem aos seus desejos, tornando qualquer expectativa de reciprocidade um tiro no pé.

Lamentavelmente, quando se trata de seus clientes em potencial, você não será capaz de julgar quais podem ter uma personalidade individualista. Isso indica que você precisará pensar em algo que lhe custe menos do que seu valor percebido, porque você precisará conceder a todos desde o começo. Ao fazer isso, você irá, no mínimo, desenvolver uma fama de generosidade no seu nicho constituído, que muitas vezes pode acabar sendo muito mais oportuno a longo prazo. Para entender o conceito de reciprocidade e por que ela pode ser tão poderosa para persuadir os clientes a comprar de você, considere o panorama em que você e um amigo saem para dialogar e desfrutar de um nobre jantar. Quando a conta chega, você insiste em pagar, apesar dos protestos do seu amigo sobre o custo.

Finalmente! O segredo do sobre vendas foi revelado

Logo depois, seu amigo liga para você e convida você para uma refeição igualmente cara. Se eles não ligarem e convidarem você, as chances são de que eles possam começar a se sentir psicologicamente incômodos. Esse mal-estar continuaria a crescer até que eles compreendessem a necessidade de retribuir o favor. Muitas vezes, essa necessidade de compensar um favor é quase tão forte em pessoas que acabamos de conhecer como é com aqueles que conhecemos há anos, tornando a ideia de reciprocidade uma ferramenta de vendas relevante.

Reciprocidade gera vendas

Dependendo do seu negócio, há muitas maneiras de instigar uma resposta de reciprocidade em seus clientes em potencial. Se você está vendendo um produto que as pessoas experimentam antes de comprar, considere jogar algo que normalmente é caro quando comprado como uma única unidade, mas é mais barato quando comprado em grandes proporções. Em seguida, continue a oferecer outros pequenos brindes durante o processo de vendas. Se você está vendendo on-line, pode criar o hábito de criar um conteúdo de qualidade que agregue valor, sem vender nada diretamente em troca, ou oferecer um e-book gratuito que você tenha escrito ou que tenha gerado produtos encantadores para seu nicho individual.

Ao lidar com clientes on-line, você deverá lembrá-los do que você deu recentemente para garantir que a resposta de reciprocidade seja funcional quando você precisar. Por exemplo, depois de fornecer um e-book gratuito, no final do e-mail inclua uma nota agradecendo-o por ler seu livro grátis e peça que ele clique no link para compartilhá—lo com seus amigos, se eles desejarem.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

5 1 vote
Article Rating

Deixe uma resposta

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
1 mês atrás

[…] essa serie de postagens falando sobre a Reciprocidade, vamos passar para o ponto seguinte? A curiosidade pode ser um forte ocasionador de vendas, porque […]

trackback
1 mês atrás

[…] a terceira e ultima parte dessa série de Gatilhos de Persuasão, e depois de ter falado sobre a Reciprocidade e sobre a Curiosidade. Vamos falar agora sobre o terceiro ponto da persuasão de vendas: A […]

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x