Os Efeitos Negativos da Internet

Os Efeitos Negativos da Internet

O texto a seguir contém gatilhos!

Ano passado, foi lançada a minissérie de três capítulos “The Effect”. Aguardada por muitos, a obra prometia abordar questões atuais como exposição nas redes sociais, violência sexual e suicídio.

Basicamente conta a história de Shin (James Prapatthorn), um calouro do curso de Administração, e Keng (Oat Chakrit), veterano e aluno mais popular da universidade não só por fazer parte de uma família rica e poderosa, mas também pelas suas notas e genialidade.

Resolvi trazê-la à tona para que possamos debater sobre algumas questões importantes, principalmente no mês de prevenção contra o suicídio.

Encontro

Pramote e Bright / Imagem: Reprodução

Para quem ainda não viu ou não se recorda, tudo começa quando Shin conhece outros dois rapazes, que futuramente serão seus amigos, são eles: Bright (Yacht Surat) e Pramote (Top Aketcha).

A partir daí, Shin percebe que em todos os lugares do campus há pôsteres com a foto de Keng, então os colegas explicam o motivo. Bright pergunta se Shin gosta dele, este assente e diz que o admira muito e está contente por estudar no mesmo local em que uma pessoa tão promissora quanto Keng.

Mal sabia Shin que Keng o havia escutado.

Conforme os dias passam, coincidentemente ou não, Shin e Keng vão se encontrando e cada vez mais tornando-se íntimos, mas infelizmente há uma discordância entre sentimentos.

Enquanto o calouro vê Keng com olhares de admiração e amizade; o outro passa a desenvolver um sentimento mais intenso, nutrindo uma paixão amorosa e camuflada.

Contudo, quando Keng percebe que Shin não o corresponde, ele não sabe lidar com a rejeição.

Boatos

É interessante salientar que havia uma pessoa que não estava contente com a aproximação dos meninos. Era Man (Mike Weerapat), um dos amigos de Keng que também nutria uma paixão camuflada pelo companheiro.

De toda forma, para demonstrar sua insatisfação e ciúmes, sempre quando pôde, Man registrava momentos em que os garotos ficavam juntos e publicava nas redes sociais com legendas cruéis e insinuando um relacionamento afetivo. Não que ser um casal gay fosse um problema, porém o fato dele expor desta forma e espalhar boatos sem a permissão é algo errado.

O Estupro

Keng, como já mencionei, é uma pessoa famosa e de uma família renomada, sendo assim, nunca recebeu um “não” como resposta. Então, quando ouve o primeiro de Shin, não soube lidar e por isso o estupra.

É claro que as questões familiares ou pessoais não justificam suas atitudes, aliás, friso que ao meu ver não há argumentos que defendam a violência. Sendo assim, Keng erra feio ao querer lidar dessa maneira com a rejeição.

São cenas completamente desagradáveis, fortes, mas de certa forma trataram o assunto com seriedade e realidade, da maneira como deve ser abordado. Ou seja, desta vez, não houve a romantização do ato ou coisa similar, o que é comum em doramas BL.

O Cyberbullying

Tanto antes de ser violentado como depois, Shin sempre foi alvo de ataques de outros estudantes da universidade via internet pelo fato dele ter sido shippado com Keng, que era cobiçado por muitos.

Em suma, Shin foi massacrado na internet, o que apenas contribuiu para fomentar um sentimento de culpa, angústia e dor, o que acabou culminando em tentativas de tirar a própria vida.

O Suicídio

Desesperado e completamente abalado física e emocionalmente, Shin tenta se suicidar.

Mas felizmente não obtém êxito e é acudido a tempo por seus pais, sendo levado ao hospital.

A tentativa de tirar a própria vida foi talvez o auge do sofrimento do rapaz – que não aguentava o fato de ter seu corpo violentado por uma pessoa que costumava admirar e por ter se tornado a pessoa mais odiada de sua universidade.

Assim sendo, seus pais tentam convencê-lo a denunciar Keng pelos seus atos, mas Shin não aceita. Ele não suporta mais ser exposto e humilhado.

Questões Familiares

A família da vítima e do abusador aceitam um acordo que consiste em pagar uma determinada quantia de dinheiro (indenização) em troca do silêncio.

É importante relembrar que a família de Keng é bastante influente, portanto ter um de seus membros envolvido numa polêmica como um estupro, certamente iria prejudicar a sua reputação.

Amizade

Um ponto positivo de toda essa barbárie foi a presença constante de Pramote e Bright, amigos de Shin, que sempre estiveram ao seu lado nos momentos bons e ruins. Inclusive, na noite em que Shin é estuprado e consegue fugir de Keng, ele é encontrado pelos seus amigos que levam-no imediatamente para o hospital.

Além disso, em todos os momentos ambos defenderam Shin dos comentários negativos na internet etc.

Ou seja, a série também mostrou quem são os nossos verdadeiros amigos em momentos difíceis da vida.

Memória Seletiva

The Effect também apresenta outra relação interessante: as recordações.

Ao final da obra, quando Shin olha para o seu celular e vê o que as pessoas estão comentando ele percebe que todos aqueles que um dia causaram o seu mal hoje vivem suas vidas normalmente sem se recordarem sobre o que ou quem fofocaram.

Mas ele, a vítima, nunca esquecerá, corroborando que os estigmas serão carregados até o final da vida pelo agredido e não pelo agressor.

Você conhece ou já foi um Shin ou um Keng? Reflita!

Desfecho

Por último, o desfecho.

Como não recordar daquela baita cena final? Em que ninguém sabe ao certo o que aconteceu. Será que Shin perdoou Keng? É possível que Keng se arrependa e não cometa o mesmo erro novamente? Quem foi acertado pelo carro? Alguma sugestão? Comente!

Setembro Amarelo

É preciso relembrá-los que estamos no mês amarelo, período da campanha de prevenção ao suicídio. Dessa forma, durante todo o mês, a Boys Love Brasil, além de nossa habitual programação, traremos também conteúdos relacionados à causa, engajando e demonstrando todo o nosso apoio à preservação da vida.

Caso sinta necessidade ou conheça alguém que precise, contate o Centro de Valorização da Vida (CCV), uma instituição que auxilia pessoas em situações de vulnerabilidade emocional, atuando na prevenção ao suicídio. Para conversar com um dos colaboradores, ligue para 188 ou acesse o site. Não se preocupe, o atendimento é anônimo, 100% gratuito e funciona 24h por dia.

Se você gostou dessa matéria, por favor, não deixe de curtir e expor a sua opinião. A sua interação é muito importante para a manutenção do site. Além disso, não se esqueça de seguir as nossas plataformas digitais, por lá, você tem acesso a todo o conteúdo produzido pela página como notícias, capítulos de novels, trailers, reviews e tudo mais.

A Boys Love Brasil agora tem uma loja! Lá, você pode encontrar acessórios como camisetas, canecas e almofadas do seu dorama, banda de k-pop ou anime preferidos. Se você ainda não conferiu, acesse clicando aqui.

Além disso, a BLB agora também possui uma editora! Se você tem interesse ou conhece escritores que produzam histórias, sobretudo LGBTQ e que gostariam de publicá-las online. Entre em contato conosco. Para acessar o site, clique.

Para acessar o site das Novels Boys Love, clique aqui.

Para acessar o nosso canal do Youtube, clique aqui.

Para nos seguir no Instagram, procure por: @boyslovebrasill ou clique aqui.

Para nos seguir no Facebook, procure por: Boys Love Brasil ou clique aqui.

Para nos seguir no Twitter, procure por: @bloversbrasil ou clique aqui.

Para nos seguir no Telegram, procure por: Boys Love Brasil ou clique aqui.

Compartilhar esta publicação

Comente e deixe a gente Feliz

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
%d blogueiros gostam disto:
Optimized with PageSpeed Ninja