O MACHISMO MATA, MAS NÃO APENAS AS MULHERES!

O MACHISMO MATA, MAS NÃO APENAS AS MULHERES!

Oi meus Bolinhos, tudo bom?

Hoje vou ressaltar e explicar um pouquinho sobre um assunto que veio mais forte na mídia no mês de conscientização do Setembro Amarelo, mas que já está pairando pelo ar há anos, hoje vamos entender por que homens se suicidam mais que as mulheres.

Não é segredo para ninguém que nossa sociedade é machista e vive a base de teorias e regras masculinas. Isso naturalmente falando afeta diretamente as mulheres, que acabam sendo aprisionadas por terem “seu lugar e papel” na sociedade, o que é ridículo e sem sentido, porém o que muitos não têm se dado conta é que além das mulheres, os homens também sofrem com toda essa concepção machista que é imposta socialmente.

Em nossa sociedade há algumas regras para homens, e essas regras mesmos que não possuam sentido algum, são carregadas com o tempo, de geração a geração. Você, óbvio, já ouviu frases como: “homens não choram”, “homem tem que pegar todo mundo”, “homem tem que sustentar”, “homem não pode ser bonzinho”…tudo isso é um peso que homens colocam em outros homens e meninos e que, com o tempo, desgastam e acabam com suas condições psicológicas.

Para entender melhor, vamos usar a frase famosa: “Homem não chora”, pois bem, aqui temos duas vertentes, a regra que diz que o homem não pode chorar, inibe ele de sentir qualquer sentimento, de demonstrar o mesmo ou até de falar sobre, ele se tranca, e como já falei bastante aqui, se fechar é a pior medida que se pode tomar num momento difícil. A sociedade inibe o homem de ter sentimentos e os fazem guardar isso internamente, chegando um dia num acúmulo muito pesado em que o próprio não aguenta mais viver.

Outra vertente seria a desobediência das regras, diremos que caso um homem chore, principalmente em público, ele é automaticamente taxado de “mulherzinha”,”marica”, “gay” e, isso faz com que haja um sentimento de culpa, de revolta e raiva que fica também acumulados dentro da cabeça dele, que com o tempo esse acúmulo todo vem a  transbordar.

Agora vamos refletir que esse peso todo que citei se faça real em todas as leis machistas que existem, por toda uma vida, desde menino até um adulto… é muito peso para carregar e sem nenhuma saída de contenção! Sabe o que acontece nesta enchente de sentimentos ruins e acumulados? Exatamente…

Pois bem, numa pesquisa recente foi constatado que homens morrem 3 vezes mais que as mulher em questões de suicídio, e isso acabou chocando muitos, pois passamos a vida toda sendo obrigado a entender que os homens são mais fortes em todos os pontos de vista, ele são sinônimo de força. Então por que eles morreriam tanto assim? Por que eles são fracos?

Eu vou corrigir, eles não são fracos, eles aguentam demais a vida toda, homens e inclusive mulheres, taxam ideais que devem ser “respeitados” para comprovar heteronormatividade, o que também é bem interligado, e que provém sua masculinidade, sua macheza 24 horas por dia, sem pausa e sem ajuda alguma.

A divisão absurda de papéis na sociedade para homens e mulhres, uma definição de o que é para o sexo femino, o que é para o sexo masculino e uma necessidade de afirmação social, são questões que somatizam um peso que é levado por anos, e que é proibido de demonstrar “fraqueza”. Se um homem alega precisar de ajuda psicológica, novamente ele é taxado com diversos nomes errôneos, e principalmente de fraco, ou seja, ele não tem permissão social de buscar ajuda e de tratar esse peso que lhe é dado desde novo.

Alguns pontos que nos fazem ver melhor esse cenário:

  • Em umas das pesquisas de amostragem do CVV, a cada 100 mil habitantes, 1,9 % das mulheres se suicidam, contra 7,1% dos homens que tentam a mesma ação.
  • Uma outra teoria em resposta da pesquisa seria que ambos os sexos tentam suicído na mesma quantidade, porém, os homens conseguem concluir o ato devido às formas que utilizam, diferente das mulheres que não conseguem concluir, isso pode ser provado com base em um estudo feito pela Grã bretanha em 2012, onde se alegou que homens utilizam formas mais agressivas de suicidio, entre elas o uso de armas de fogo e principalmente o enforcamento.
  • No Brasil, 76% das vítimas de suicídios são homens
  • Outra questão é a ajuda, a taxa de homens que buscam ajuda médica ou  qualquer outro meio se faz baixíssima se em comparação com as mulheres da mesma faixa etária de idade.
  • Homens têm uma dificuldade de se recuperar psicologicamente de qualquer evento, justamente por se obrigarem a lidar sozinhos, já que não  se permite buscar ajuda de ninguém.
  • China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.são os países que mais apresentam taxas de suicidio e de forma “irônica” são conhecidos como os países mais machistas do mundo, por suas culturas e formas de agir.

O machismo é um pensamento enraizado em nossa sociedade desde as épocas das Cavernas, onde o homem caçava comida e as mulheres cuidavam dos filhos. Aos poucos, temos tentado mudar essas concepções inúteis não só por partido das mulheres, que sofrem demais com tudo isso, como o de homens também que querem quebrar esses tabus.

Lembrando que além morrerem mais, os homens também matam mais que as mulheres, isso se deve também a culturas machistas, além de outros afins, mas isso fica para uma próxima matéria.

Visto tudo isso, duas mensagens se fazem importantes para o fim desta matéria:

 A primeira é que se você que é homem, e independe de sua sexualidade, não precisa se fechar ou dar ouvidos a esse pensamentos que te cercam, você é humano, e merece se cuidar e ter ajuda, NÃO SE FECHE! Você tem o direito de fazer o que acha melhor para você, está tudo bem!

E segundo, vamos tentar eliminar ao máximo o compartilhamento do machismo, vamos buscar ideias mais inovadoras, vamos dar valor às mulheres e seus trabalhos, vamos permitir os homens de serem humanos, vamos permitir uma sociedade igualitária e comum para todos!

SE QUISER AJUDAR, LIGUE 188 (CVV), NÃO PRECISA SENTIR VERGONHA DE SER UM HUMANO!

Fico por aqui e volto com mais matérias interessantes e com mais questões acerca desse assunto!

Não esqueçam de comentar, sendo sugestão, crítica ou elogio!

E se quiserem pedir algum matéria é só dizer também!

Um beijo meus bolinhos!

Até!!!

Compartilhar esta publicação

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Gisele

Queria dizer que estou viciada nessa matéria e no quanto essa deusa que eu considero minha amiga escreve bem pra um carai…
By: Gi

Patrick Alves Knidel

muito boa a matéria, sempre abordando temas atuais e que eu acho de muita relevância para mim.


2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Optimized with PageSpeed Ninja