O Fanservice em animes yaois

O Fanservice em animes yaois

Por que os autores utilizam tanto do Fanservice em suas obras? Na matéria de hoje, vamos ver como o Fanservice é utilizado nos animes, mangás, e o uso dele em obras que vão além da categoria yaoi.

O Fanservice

O conceito em si é muito abrangente, tendo vários significados, por exemplo quando um autor quer agradar ou chamar a atenção dos fãs para sua obra, um jeito mais rápido de fazer com que os consumidores e telespectadores fiquem “presos” é apelar num sentido saudável. Afinal tudo em exagero faz mal, ao exagera no Fanservice numa história pode prejudicar toda a obra, fazendo com que os seus consumidores parem de apreciá-la. Em muito animes e mangás, é comum ver mulheres com peitos grandes, alguns ultrapassam o limite da física adicionando um tamanho irreal aos seios das personagens.

Um exemplo do bom uso de Fanservice, são as referências e easter eggs de outras séries, histórias e elementos visuais interessantes. Mas, infelizmente, o apelo sexual é o mais decorrente. Há fãs que adoram esse tipo de conteúdo, mas também há outros que não se sentem interessados/confortáveis com esse tipo de conteúdo. Ou seja, o fanservice serve para atrair os fãs a gostarem ainda mais da obra, porém, o uso exagerado é prejudicial, e pode ter o efeito contrário.

Um campo que usa muito desse método é o K-Pop, em coreografias, shows e em eventos. Vemos várias vezes os membros interagindo de maneira que chama mais a atenção das fãs, como por exemplo: abraços, gestos fofos, beijos, etc. Na cultura sul-coreana é comum vermos esse tipo de relação entre as pessoas do mesmo sexo. 

Como o fanservice é utilizado nos animes yaois?

O Yaoi é um gênero é japonês, focado em relacionamentos românticos ou sexuais entre homens, também conhecido como Boy’s Love. Esse gênero é voltado ao público feminino e muitas vezes é escrito por mulheres, porém, também é consumindo pelo público masculino, em especial, os LGBT+. Hoje em dia, o conteúdo Yaoi anda crescendo bastante, devido a grande popularização de produções do gênero. Muitas empresas estão investindo bastante em séries e filmes Boy’s Love, principalmente no oriente, onde é um conteúdo muito procurado. 

Em animes yaoi vemos a relação homoafetiva entre dois homens, onde é mostrado o relacionamento do casal, o dia a dia, momentos fofos e clichês. Há várias cenas em que presenciamos os personagens em momentos íntimos, como nas relações sexuais (muitas vezes até explícito), e até em momentos clichês onde há cenas afetivas entre os dois, isso tudo é feito para agradar os fãs que consomem. Vale ressaltar que os Animes Yaois são divididos em 3 sub categorias, que são: Shounen-ai, Yaoi e Lemon. Seguindo uma sequência de leve, moderado e pesado. 

O Fanservice é utilizado também em várias categorias de animes, como os de esporte, onde mostra a forma física e a interação dos personagens, tomamos como exemplo o anime “Free”, que é focado em esportes aquáticos, o que ajuda bastante no Fanservice, onde os personagens estão com pouca roupa, sendo mais propício a amostra de seus corpos em vários momentos do anime.

Momentos como esses são feitos para agradam o público alvo, as mulheres, e até o público de fora. Autores utilizam esses meios para atrair a atenção do telespectador para sua obra, independentemente do gênero. O bom uso do Fanservice faz com que o conteúdo ganhe mais visibilidade e assim consiga vender ainda mais, porque esse é o objetivo do autor. 

~

Bom, espero que entendido sobre as diferenças e as semelhanças entre o gênero Yaoi e a utilização de Fanservice nos Animes dessa categoria. Se tiver alguma dúvida ou alguma opinião sobre o assunto, é só só colocar nos comentários. Aproveite e siga a BLB para mais conteúdo sobre o mundo Boy’s Love.

Compartilhar esta publicação

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Optimized with PageSpeed Ninja