Músicas que dialogam com a comunidade

Músicas que dialogam com a comunidade

Como você descobriu a comunidade LGBT? Seus pais sentaram e conversaram com você? Eu nunca tive uma conversa com meus pais, por isso, estive em contato por muitos anos com uma parte cultural da comunidade LGBT e nem percebia, afinal passei minha infância e pré-adolescência sem conhecer o vale.  

Por isso, venho trazer para vocês algumas músicas sobre a comunidade, que cresci escutando e não me dava conta da real mensagem contida nas letras.

Avesso – Jorge Vercillo

 Escutar essa música sempre me trazia uma sensação de calmaria, um sentimento de conforto, mas quando consegui interpretá-la, um sentimento de tristeza também bateu. Avesso fala sobre o relacionamento de dois homens que não podem se amar abertamente devido a sociedade. 

[…]

Num insuspeitavel bar, pra decência não nos ver

Perigoso é te amar, doloroso querer

Somos homens pra saber o que é melhor pra nós

O desejo a nos punir, só porque somos iguais

A Idade Média é aqui

[…]

Encontros às escondidas para fugir dos olhos julgadores da sociedade, apenas por serem do mesmo sexo. Isto não é apenas uma letra, conta a história de muitas pessoas; as que ainda hoje precisam se esconder ou as que precisaram por tanto tempo viverem escondidas, correndo de fato risco de vida apenas por amar.

Ao escutar o restante da música, notará que ela dialoga do ínicio ao fim com aqueles que, por algum motivo, ainda precisam se esconder. Não pensem que há algum julgamento nas minhas palavras, estou apenas dizendo que aqueles que ainda não podem se declarar LGBTs abertamente, podem se sentir representados com Avesso.

Uma curiosidade: Vercillo fez essa música em homenagem a um amigo, Ricardo Camilo, que era produtor e soropositivo. Avesso foi inspirada na vida de Ricardo, que já faleceu. 

Homens e Mulheres – Ana Carolina e Angela Ro Ro

Bissexuais, nosso momento chegou! O nome por si só já é autoexplicativo, nela a cantora conta gostar de homens e mulheres, Ana Carolina é bissexual, será que a cantora estava falando de si mesma ao escrever a música?

[…]

Eu gosto de homens e de mulheres

E você o que prefere? E você o que prefere?

Mulheres na guitarra

Homens de corpo e mente sã

Homens vestindo sobretudo

Mulheres melhor sem soutien. Mulheres melhor sem soutien.

[…]

Eu comi a Madona 

A rainhas das sapas ataca novamente! Se achou que eu ia parar de falar da Ana, se enganou, ainda tenho uma música para mostrar para vocês. Essa daqui, diferente da anterior, é mais explícita e sensual, porém algumas partes ficam subentendidas e teremos que prestar uma atenção maior para entender toda a mensagem que a Ana está passando. 

[…]

Me esquenta com o vapor da boca e a fenda mela.

Imprensando minha coxa na coxa que é dela

Dobra os joelhos e implora o meu líquido

Me quer, me quer, me quer, e quer ver meu nervo rígido

[…]

Geni e o Zepelim – Chico Buarque

A canção, composta por Chico Buarque, faz parte da peça de teatro musical ‘Ópera do Malandro’. Geni é uma travesti e prostituta, mas, apesar de o fato de Geni ser uma travesti não estar explícito na letra da canção, é desta forma que a personagem é descrita no livro e nas encenações da peça. 

Apesar de Geni salvar a população do Zepelim, ela ainda é humilhada e excluída da sociedade. A peça, apresentada pela primeira vez em 1978, consegue nos mostrar a violência ainda sofrida diariamente pela comunidade trans e travesti.

Meninos e Meninas – Legião Urbana 

Bissexuais, nosso hino chegou! A música trata da bissexualidade com muita leveza, assim como ela deveria ser tratada e vista, afinal, sabemos que o B é bastante esquecido no rolê.

Acho que gosto de São Paulo

E gosto de São João

Gosto de São Francisco e São Sebastião

E eu gosto de meninos e meninas

Sua infância foi marcada por alguma música ligada a comunidade? Deixe nos comentários. 

Siga as redes sociais da Boys Love Brasil! ♥️?

Twitter: @boyslovebrasil

Instagram: @boyslovebrasil

YT & FB: Boys Love Brasil 

Telegram: @boyslovebrasil1

Compartilhar esta publicação

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Optimized with PageSpeed Ninja