Lovely Complex: Uma Rara Representatividade Trans em Anime Shoujo

Lovely Complex: Uma Rara Representatividade Trans em Anime Shoujo

Olá, meus docinhos! Hoje eu trouxe para vocês um pouquinho sobre uma personagem trans de um anime shoujo.

Antes de falar da obra, devemos lembrar o que é uma pessoa transgênero.

Transgêneros são indivíduos que não se identificam com o seu sexo anatômico, ou seja, possuem uma identidade de gênero diferente da que lhe foi atribuída.

Em vários gêneros de anime, é comum ver personagens masculinos com aparência feminina e vice-versa. Entretanto, se analisarmos bem, o primeiro tipo citado é bem mais frequente. Mas o fato desses personagens apresentarem feições femininas não os classificam como transgênero, certo? Personagens que se identificam como trans são raros nos animes, por isso, decidi trazer para vocês a personagem Kotobuki Seiko do anime shoujo Lovely Complex (2006), que é uma adaptação do mangá de mesmo nome, lançado entre 2001 e 2006.

NT: anime shoujo é uma categoria voltada para jovens do gênero feminino.

Lovely Complex é uma comédia colegial que conta a história dos adolescentes Koizumi Risa e Otani Atsushi. Ambos tem problemas e complexos com suas alturas, pois ela é considerada alta demais (tendo 1,70cm) e ele baixo demais (tendo 1,56).

Um dia, o caminho desses dois acaba se cruzando, fazendo com que eles se tornem amigos e, respectivamente, se apaixonem (não tão fácil assim rsrs).

PS: Pensem no ser humano mais lerdo do mundo, esse ser é o Otani. Só falta a menina escrever uma faixa dizendo “Eu gosto de você.”

Bom, a personagem principal desse post, como já disse anteriormente, é Kotobuki Seiko. A princípio, ela é apaixonada pelo  Otani e ele até cai aos encantos dela. Porém, a história muda de figura quando descobrem que, na verdade, Seiko nasceu como Kotobuki Seishiro.

No começo, o Otani a evita por isso, o que deixa Seiko triste por achar que Otani passou a odiá-la, mas o garoto depois deixa claro que não.

O foco do anime é o casal, portanto, Seiko não chega a ser uma personagem bem explorada. No geral, a obra mostra os personagens aprendendo a aceitar e entendê-la um pouco sutilmente, mas dentro da realidade. Em suma, ela sofre preconceito porque não a consideram totalmente mulher pelo seu órgão genital, então há momentos que fazem piadas e comentários que a chateiam. Todavia, felizmente, também existe cena em que ela é defendida.

Enfim, vocês devem estar se perguntando: “O que torna a Seiko diferente dos outros personagens com feições femininas?”. A resposta é simples. Ela se identifica como mulher. Kotobuki nasceu biologicamente homem, tem uma aparência feminina e nasceu no corpo errado.

“Fiquem sabendo que eu nunca, em toda minha vida, me considerei um homem! O que aconteceu foi que Deus errou em alguns acessórios na hora de me fazer”- Kotobuki Seiko.

Uma coisa interessante que vale ser analisada é que este mangá, que possui tal representatividade, é antigo, uma vez que ainda atualmente, é difícil encontrar mangás/animes que apresente personagens que são transgêneros e deixem isso explicito com falas. Logo, para aquela época, Lovely Complex é uma raridade.

Bom, espero que tenham gostado. Inclusive, se curtem um shoujo, super recomendo Lovely Complex. Eu assisti 5 vezes.

Aproveitando a oportunidade, deixarei o link de um vídeo com mais personagens LGBTQIA+ de um canal de animes, o Bunka Pop, Personagens LGBTQ+ nos Animes! – #PRIDE.

No futuro, pretendo trazer outros animes com personagens transgêneros, o que vocês acham? Comentem! Ah, também não deixem de comentar se conhecem outros.

Espero que tenham gostado!

Não esqueçam de nos seguir nas redes sociais e sites. XOXO~

Para acessar o site das Novels Boys Love, clique aqui.

Para acessar o nosso canal do Youtube, clique aqui.

Para nos seguir no Instagram, procure por: @boyslovebrasill ou clique aqui.

Para nos seguir no Facebook, procure por: Boys Love Brasil ou clique aqui.

Para nos seguir no Twitter, procure por: @bloversbrasil ou clique aqui.

Para nos seguir no Telegram, procure por: Boys Love Brasil ou clique aqui.

Compartilhar esta publicação

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Moon

Mais uma pra lista de plan to watch 🙏


1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Optimized with PageSpeed Ninja