Há comemoração natalina na Ásia?

Há comemoração natalina na Ásia?

Olá, meus unicórnios, tudo bom?

  Aproveitando esse clima natalino, preparei uma matéria especial para vocês. Prontos? Então, vamos começar.

  Quando falamos sobre natal, qual a primeira coisa que passa na mente de vocês? Bom, na minha é, além do peru (olhem o que vão pensar, amades), são decorações bem chamativas e apresentações natalinas. Nos países do Ocidente, é comum a comemoração cristã, o natal é uma data que tem como símbolo o nascimento de Jesus. Mas vocês já se perguntaram como é essa data em outros lugares? Pois bem, separei quatro países da Ásia para que conheçam um pouco mais sobre esse continente pelo qual somos apaixonados.

~ Tailândia

  Vamos começar por ela, a rainha dos nossos BL’s.

  A Tailândia é um país ao qual a religião predominante é o budismo, então fica a dúvida: Isso significa que o natal não é comemorado? A resposta é: Sim, há comemoração. Inclusive, quando se trata de decoração natalina, os tailandeses dão um verdadeiro show. A diferença é que o natal não tem o mesmo sentido do natal cristão. Essa data é mais vista como um evento, sem apego religioso. Também não é visto como feriado, então dia 25 as pessoas trabalham normalmente. Mas, nesse dia também, pode ser considerado como um dia romântico, por isso é mais aproveitado por casais de namorados.

  Uma curiosidade, por influência chinesa, o país é decorado com enfeites de animal do ano, que represente o calendário chinês.

~ Coreia do Sul

   A Coreia do Sul, quando se trata de natal, ela se torna o país da Ásia mais festivo, cerca de 30% da população é cristã e o restante segue a prática do budismo ou se declaram ateus. O país também reconhece o dia 25 como feriado nacional, diferente de outros países desse continente.

  O natal é chamado de Seongtanjeol (성탄절) pelos católicos, mas também pode ser conhecido como Gidoktansinil (기독탄신일). A maneira que essa data é comemorada na Coreia é praticamente a mesma que nos países ocidentais.

  O bolo se tornou a parte mais importante, mesmo o sabor sendo igual aos do ano todo, as padarias ficam lotadas por conta dos bolos incrivelmente decorados, dando um toque especial para eles.

  O Papai Noel, na Coreia, pode ser visto tanto na sua cor tradicional vermelha quanto na cor azul. Podendo ser chamado de Santa Keulloseu (산타 클로스) ou Santa Harabeoji (산타 할아버지), que pode ser traduzido como vovô Noel.

  A cidade toda fica decorada nessa época, várias luzes por todas as fachadas, e ainda aproveitam para fazer eventos e promoções. A troca de presente continua seguindo como a tradição, porém eles tomam um sentido diferente, é comum ser entregue algo com mais significado ou até mesmo quantias em dinheiro.

  Agora vem a pergunta: E quem não segue o cristianismo? O sentido da data fica como na Tailândia, o natal passa a ser visto como um feriado romântico, momento apropriado para comemorar com amigos ou namorado(a) e não, necessariamente, um dia para a família. Por isso é normal ouvir canções que falam sobre amor nas rádios. E, assim como no Brasil, a televisão coreana é tomada por especiais de natal.

  Curiosidade, se quiserem desejar Feliz Natal em coreano, podem falar Jeulgeoun Seongtanjeol Doeseyo (즐거운 성탄절 되세요) ou Meri Keuriseumaseu (메리 크리스마스 – Merry Christmas).

~ Filipinas

  O natal é a época mais esperada pelos filipinos e diferente dos demais países, o natal começa em Setembro! Sim, você não leu errado, essa data é comemorada durante quatro meses. Filipinas é o maior país católico do Oriente da Ásia, eles comemoram com festas, paradas nas ruas e vários eventos no calendário.

  Desde Setembro, eles não aliviam a mão quando se trata de decoração, a capital se enche de luzes. Hotéis ganham decorações incríveis, músicos espalham o clima natalino nas ruas e a igreja reforça a festividade com presépios em tamanho real e as casas são maravilhosamente enfeitadas.

  Cerca de 90% da população filipina é cristã, sendo 77% católica. E o natal não é comemorado apenas por ser uma festa tradicionalmente familiar, mas também como um evento para reencontrar aqueles que vêm de longe. E é considerado uma celebração da família e da fé, festa e comida, amigos e diversão.

  Nas Filipinas, a Missa do Galo se torna uma novena de missas realizadas entre o dia 16 e 24 de Dezembro e sempre de madrugada.

  Uma curiosidade, além da Missa do Galo, outra presença essencial nas festas filipinas é o leitão assado.

~ Índia

  E começamos a falar desse país afirmando que, sim gente, o natal também é comemorado na Índia. E, além disso, 25 de Dezembro também é considerado um feriado.

  Na Índia, na verdade, há um festival que se chama Hindus, que lembra muito o natal tradicional.

  Estamos falando do Diwali, o festival das luzes. Casas ficam iluminadas com luzes, as pessoas se vestem bem, passam o momento com a família, geralmente há orações e, finalmente, a ceia.

  Mas falando sobre o natal em si, ele é celebrado pelos indianos cristãos, que normalmente vão à missa e comemoram com a família. Mas essa data também vem se tornando algo comercial, onde há indianos não-cristãos que começaram a comprar árvores de natal e decorações natalinas para decorar suas casas e fazendo a tradicional troca de presentes.

~ China

  E, para finalizar, temos ela, nossa canceladora de BL’s, pode entrar dona China

  O natal é uma festa comemorada no Ocidente com o intuito cristão, mas ela acabou se tornando popular no mundo todo. E não poderia ser diferente na China, ela chegou no país através dos estrangeiros que moram nela, com o objetivo de aproximar os chineses dos costumes do Ocidente e expandir o comércio.

  A grande quantidade de estrangeiros no país foi essencial para que a data fosse incorporada no país. O natal tem presença, principalmente, nos grandes centros urbanos, como Shanghai, Beijing e Shenzhen.

  Mas o sentido dessa data, na China, não é religioso, mas tem relação com a onda da globalização e do consumo. Então, a festividade tem como visão movimentar a economia chinesa.

  E, apesar de não ser considerado um feriado, as cidades e grandes estabelecimentos, nessa época, se decoram com luzes e árvores de natal, entre outras decorações típicas da data. As crianças saem pelas ruas com gorros de Papai Noel e penduram meias na esperança que “Du Che Hao Ren“, a versão chinesa do Papai Noel, lhes entreguem os pedidos de natal.

  Bom, por hoje é só. Espero que tenham gostado. Feliz natal a todos. Beijos.

Referências:

~ Revista Koreain

~ Terra a Vista

~ Blog Brasil

~ China Vistos

Compartilhar esta publicação

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Optimized with PageSpeed Ninja