Como os Pets podem nos ajudar nas horas difíceis

Como os Pets podem nos ajudar nas horas difíceis

Fala minhas tortinhas, como vocês estão???

Continuando na nossa pegada em conscientização do Setembro Amarelo, hoje quero falar sobre um remédio fofo, amigável e muito aliado para pessoas que estão a sofrer com problemas psicológicos, me refiro a eles, os pets!!

Em muitas pesquisas já realizadas por diversas faculdades de peso pelo mundo, foi confirmado que a interação com Pets, seja felino ou canino, auxilia no tratamento de quadros de declínio psicológico sendo graves, medianos ou leves. Não podemos negar que o olhar de um gato ou um sorriso de um Dog nos causa uma alegria inexplicável, não é?

Graças a alguns estudos realizados pela Clínica Médica- psiquiátrica da Ordem, em Portugal, publicados em uma importante revista científica, foi justificado que os animais de estimação têm a capacidade de neutralizar um dos principais sintomas da depressão, a Anedonia, que é a perda da satisfação e interesse em realizar diversas atividades, que anteriormente eram consideradas agradáveis.

Em muitos outros estudos, há uma alegação que o animal de estimação, principalmente aquele de anos de convivência, causam em nosso cérebro processos que nos transformam em crianças alegres e bobas, apenas ao ver o rostinho ou até em sentir o odor “invisível” de nossos pets.

Outro ponto, são as coisas que seu pet pode lhe proporcionar, como um bom exemplo é a rotina, o companheirismo, a necessidade diária de exercícios, a responsabilidade simples e até o amor infinito, tudo isso ajuda e muito quem está num momento complicado da vida.

Ainda que várias espécies de animais garantam toda essa ajuda fofa, o animal mais estudado ainda é o gato. Surpreendente, já que é um animalzinho bem frio; Bom na verdade não. O gato, ainda que com todo aquele jeito dele, é uma fonte de carinho infinito. O gato se aconchega, quer carinho, quer ficar junto, e o paciente começa a receber esse estímulo. “Dessa forma, a pessoa passa a cuidar também de onde o felino faz suas necessidades, limpando a caixinha, oferecendo alimento, e tudo isso é bem-vindo ao cotidiano. Existem até mesmo gatos que passeiam com coleira”, diz. ( Silvania Fedeli – Psicanalista)

Tudo isso que contei não é de agora não sabia??? A Zooterapia já é estudada a um bom tempo e é principalmente utilizada em clínicas de Reabilitação mental e hospitais Oncológicos infantis, e assim sua eficácia tem sido comprovada a cada dia. 

Depois dessa eu tenho certeza que você já vai olhar para seu pet de outra forma e babar nesse rosto lindo aí que te ama.

Lembrando galera, ADOTE e tenha certeza que você tem condição de criar o bichinho com todo amor que ele merece!

Fico por aqui tortinhas, até a próxima!!

Compartilhar esta publicação

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Optimized with PageSpeed Ninja