Como chamar uma pessoa não-binária?

Como chamar uma pessoa não-binária?

Olá, na matéria de hoje, vamos falar sobre a maneira correta de se referir a uma pessoa não-binária, aposto que muitos de vocês se perguntam, será que é ela, ele, ou elu? Acompanhe a matéria para descobrir o certo!

Antes de tudo, o que é uma pessoa não-binária?

O termo não-binário refere-se às pessoas que não se limitam a pertencer a um gênero exclusivamente. Isso significa que sua identidade de gênero e expressão de gênero não são limitadas ao masculino e feminino. A partir da década de 80, os estudos de gêneros passaram a abordar uma vertente que não incluía somente masculino ou feminino. Desde então surgiu o termo não-binários.

Também chamadas de genderqueer, as pessoas que se consideram não-binárias podem não se reconhecer com a identidade de gênero de homem ou mulher – ausência de gênero – ou podem se caracterizar como uma mistura entre os dois. Isso é, apesar de possuir os órgãos genitais de determinado sexo, não se reconhecem totalmente com esse gênero.

Sam Smith revela ser não-binário:

O famoso cantor norte americano, Sam Smith, se declarou não-binário em entrevista ao programa da atriz Jameela Jamil no Instagram, Sam abordou temas delicados de sua vida pessoal, como sua questão com o próprio peso e sua não-binaridade de gênero. Elx explicou que vai adotar os termos “They” e “Them”, que se referem à terceira pessoa do plural e em inglês são pronomes totalmente neutros. O cantor entende que a não-binaridade é algo novo para alguns, até mesmo para elx, por isso pede para que tentem entender o lado delx. Sam revela também que quer ser visível e abertx a tudo.

(Photo by Alexandre Schneider/Getty Images)

Como se referir as pessoas não binárias?

Hoje em dia, temos uma diversidade enorme de gêneros, uma delas são os não-binários, que são pessoas que não se identificam com nenhum dos gêneros. Para isso, é importante sabermos como devemos nos referir à essas pessoas. Um erro que é muito recorrente é que as pessoas às vezes não sabem qual pronome deve usar para se referir aos não-binários.

Primeiramente, não devemos impor um gênero aos não-binários, pelo motivo de que elxs não se identificam com nenhum. Não é correto você chamá-lx de “ele” ou “ela“, porque além de estar errado, você pode estar impondo um gênero à elx, e isso acaba que ofendendo de certa maneira. Então sempre que estiver perto de uma pessoa não-binária ou se for dirigir a palavra, tome cuidado.

Em segundo lugar, devemos respeitar o modo como as pessoas querem ser chamadas, não impor um gênero a elas é o mais correto a se fazer. Caso uma pessoa prefira ser chamada de ‘ela’, não significa necessariamente que esta pessoa seja uma mulher, isso também vale para pessoas que preferem ser chamadas de ‘ele’.

Uma alternativa sobre o modo como tratar um indivíduo não-binário é o uso da linguagem neutra, utilizada para não especificar o gênero do interlocutor. Nela, são utilizados termos como “elu” – em vez de ele ou ela – e a vogal “e” se torna recorrente nas palavras com terminologias que denotam gênero. Amigo se torna “amigue“. Bonito se torna “bonite“.

Dica do site empoderadxs.com:

Devemos tentar não utilizar nenhum pronome que determine gênero até conhecer a pessoa. Espere que ela mesma leve a conversa até chegar em um ponto que dirá. Caso isso esteja demorando muito e você precise saber, pergunte. Pode até doer na pessoa ouvir a pergunta, mas doerá muito mais, se você só errar por errar. E sempre que errar, desculpe-se“.


Bom, espero ter ajudado vocês nessa questão não tão difícil assim. O objetivo dessa matéria foi ajudar você a entender e aprender a maneira correta de se referir aos não-binários. Se você tem dúvidas sobre o assunto, comenta aqui embaixo, vamos tentar resolver todas elas. É isso, e até a próxima!

Fontes: empoderadxs.com, g1.globo.com, hugogloss.uol.com

Compartilhar esta publicação

Comentário (1)

  • Avatar
    agabriel90 Resposta

    Parabéns pela matéria, um assunto muito interessante e necessário. Só tomei conhecimento dos não binários a pouco tempo, e fiquei me perguntando como nunca havia escutado o termo antes. Acho muito válido começar a normalizar o uso de termos sem gênero. Apesar de ainda ser difícil para mim, principalmente, para ele o X que você usou para neutralizar. Vivendo e aprendendo. 😍👏👏👏👏

    03/08/2020 at 17:43

Comente e deixe a gente Feliz


%d blogueiros gostam disto:
Optimized with PageSpeed Ninja