As vantagens de ser invisível

As vantagens de ser invisível

Olá meus bombons de licor, tudo bem com vocês?

Voltei hoje com mais uma super recomendação de leituras com temática LGBTQ+, desta vez trago uma resenha de “As Vantagens de Ser Invisível”.

As Vantagens de Ser Invisível é de 1999 e foi publicado aqui no Brasil em 2007 pela Editora Rocco, porém seu pico de popularidade foi alcançada em 2012, quando Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller deram vida aos personagens com a adaptação cinematográfica do livro.

Sinopse: Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras – são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude.

Em As Vantagens de Ser Invisível conhecemos Charlie, um adolescente de 15 anos, que está começando a amadurecer e explorar a vida. Ele tem muitos desafios para enfrentar: o recente suicídio de seu único e melhor amigo, as dificuldades escolares, seu primeiro amor e suas próprias questões existenciais, que são pra lá de complexas. 

Entre tudo isso, ele precisa descobrir quem ele é e a que lugar pertence, e, acima de tudo, Charlie quer deixar de ser apenas um expectador e começar a atuar em sua própria vida. Quantos de nós já não estivemos nesse papel? Sem se sentir parte determinante de sua própria vida, vivendo e agindo sobre ordens alheias.

 Quando ele conhece Sam e Patrick, dois irmãos que, como típicos adolescentes, acreditam em aproveitar a vida, a rotina de Charlie passa por diversas mudanças. Ele aprende sobre amizade, sobre enfrentar situações novas, e como conviver com pessoas que são completamente diferentes dele. Charlie embarca em um processo de mudança e aprendizado incríveis, nos levando juntamente com ele.

Há vários tipos de livros, e cada um nos marca de uma forma diferente. As Vantagens de Ser Invisível é o tipo de livro que te faz pensar sobre tudo, sobre sua vida, seu cotidiano, sobre quem você é, e qual o seu lugar no mundo.

O personagem principal contribui muito para isso. Charlie é doce, altruísta, inocente e muito inteligente, mas, acima de tudo, ele é completamente puro. Um ponto importante sobre o protagonista, é que ele foi completamente fiel a si e as pessoas a sua volta, sem ver maldade onde tantos veem.

Charlie sempre foi incompreendido, já que pensa diferente da maioria das pessoas. Sua vida é marcada por traumas, como o suicídio de seu amigo e a morte de sua tia, de quem era muito próximo.

O livro é todo narrado por cartas, escritas por Charlie e endereçadas a “seu amigo especial”. Nesse sentido, acho importante dizer que se trata de uma leitura especial, pois consegue ser muito bem apreciada por quem consegue se identificar com seus personagens. A ideia de contar a história de Charlie através das cartas só contribui para que tenhamos uma conexão com o personagem. Quase como uma relação de amizade.

O autor (Stephen Chbosky) trata de temas polêmicos como: homossexualidade, gravidez na adolescência, violência doméstica, drogas e bebidas, entre outros. Mas o modo que os personagens enfrentam as situações que lhes são apresentadas é o que marca o leitor, e acaba, por fim, fazendo-o mudar seus conceitos.

O enredo criado pelo autor é cheio de significados, mas principalmente mostra a importância da amizade na vida e na construção da personalidade do adolescente. Pelas cartas, nós temos uma visão ampla do que o personagem está sentindo e pensando, criando uma relação entre o leitor e o protagonista – como eu citei acima.

Então meus bombons por hoje é só, eu aprendi muito com esse livro, me fez repensar muitas atitudes, e além do livro eu também super indico o filme. Por hoje é só, beijos e até a próxima.

Compartilhar esta publicação

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
Vitória

Que elenco foda!


1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Optimized with PageSpeed Ninja