Ame seus chifres: análise da música Nap of a Star

Ame seus chifres: análise da música Nap of a Star

Olá meus bombons de licor, tudo bem com vocês?

Dando continuidade ao nosso especial de matérias sobre o mês do setembro amarelo, hoje eu trouxe uma pequena análise/reflexão da música “Nap of a Star” — Soneca da estrela — do grupo de K-Pop TXT ou TOMORROW X TOGETHER!

O TXT é um boy group que debutou em março de 2019 e tem cinco membros: Choi Yeonjun, Choi Soobin, Choi Beomgyu, Kang Taehyun e HueningKai. No MV os garotos estrelam algo como um verdadeiro conto de fadas em um estilo stop-motion. “Nap of a Star” é faixa do EP de Debut do grupo, sendo este também o quarto MV lançado pelos meninos no geral.

Vão conferir

No vídeo, ainda crianças, eles fazem uma promessa com a estrela que irão retornar mesmo quando mais velhos e que não quebrarão esse laço de amizade. Quando eles se separaram a estrela se apaga. — “soneca”.

Anos depois, Yeonjun acorda de repente com chifres na cabeça, e isso o assombra muito, pois ele tem medo que todos comecem a julgá-lo e a tratá-lo como um monstro. E por isso, ele foge para a floresta.

Contudo, na floresta, ele passa por situações muito difíceis e assustadoras, é perseguido por uma criatura e passa a se incomodar cada vez mais com seus chifres. E, em um desses momentos, ele aparece com um corte no pescoço, dando a entender que tentou cometer suicídio. — Ou que foi machucado pela criatura, acredito que isso vá muito de interpretação, lembrando que os comentários aqui são feitos sob minha humilde visão.

Neste cenário, são introduzidos os demais membros que também possuem traços especiais: Soobin tem orelhas pontudas, Beomgyu espinhos no ombro, Taehyun um estrela em um de seus olhos e HueningKai tem asas.

A partir daí o reencontro dos cinco meninos ocorre, e Yeonjun é consolado por seus amigos. É mostrado que cada um deles têm sua peculiaridade, e isso, diferente do que Yeonjun pensou ao decorrer do MV, não faz deles monstros, mas sim, apenas pessoas que têm suas diferenças.

Confiram a tradução

Por mais que o MV seja da música “Nap of a Star” ela faz muitas referências a outra música do grupo, “CROWN”.

“Aquele que me encara no espelho não sou eu
Dores de cabeça tonteantes e algo em minha mente
Quero correr
Quero desaparecer para longe
(Salve-me) quem eu sou, eu não sei quem eu sou

Meu corpo deve ter enlouquecido
Há um chifre saindo da minha cabeça
O que eu faço? Eu não sei como impedir isso, oh
Eu sou a única coisa ruim nesse mundo
Salve-me, talvez eu tenha me transformado num monstro
Não tenho ninguém além de você

(Quem é você?) Você é minha salvação, que me encontrou desolado?
(Quem é você?) Suas asas doem tanto quanto as minhas?” — Trecho de CROWN traduzido pelo site LETRAS.

É muito sutil a mensagem que os meninos passam com essa música. Ela retrata alguém que tem uma diferença, uma peculiaridade, e por isso se sente muito mal, deslocado, se sente um verdadeiro monstro. Diferenças estas que fez ele tentar tirar a própria vida, esses chifres podem retratar tantas situações e traços verdadeiro, esse chifres podem ser o seu corpo que não é aceito pela sociedade normativa, a sua orientação sexual que faz com que te julguem, a sua identidade de gênero, as roupas que você usa, qualquer traço que os outros julgam errado em você.

Mas no desenvolvimento da história eles mostram que essa sua diferença não é ruim, não tem que ser um motivo de dor ou de medo, mas sim algo pelo qual você deva se orgulhar. Transformar seus chifres em uma coroa, transformar aquilo pelo qual te perseguem em algo que você se orgulha.

É muito linda a sensibilidade do TXT de tratar de um tema tão necessário no seu álbum de estreia, de ir evoluindo junto ao grupo, junto aos fãs. São milhares de pessoas que com essa música, com essa história entraram em um processo de auto aceitação, que sentiram que tinha mais alguém como eles. Que entenderam que suas diferenças não o fazem um monstro, que seu chifre pode sim ser uma coroa.

Bom meus bombons por hoje é só, espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima!

Compartilhar esta publicação

Comente e deixe a gente Feliz

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
%d blogueiros gostam disto:
Optimized with PageSpeed Ninja