Afinal, é BL ou Bromance?

Afinal, é BL ou Bromance?

Olá, meus unicórnios, tudo bom?

Hoje iremos falar sobre um assunto que, mesmo novatos no fandom, já devem ter lido em algum lugar, os famosos bromances. Isso é alvo também de muitas brigas entre os BLZeiros, mas qual seria a diferença entre um BL e um Bromance e qual a razão disso gerar tanta briga? Vamos lá, com calma, tentar entender. Prontos?

Bromance: ela é uma combinação das palavras “brothers” (irmão em inglês) e “romance”, sendo utilizada para designar um relacionamento íntimo entre dois homens, mas não sexual, podendo ser definido também como homossocial (amizade entre o mesmo sexo).

BL: significa Boys Love, que quer dizer “garotos apaixonados”. É um gênero que tem como foco um relacionamento íntimo, romântico e/ou sexual entre dois homens, ou seja, uma paixão e/ou namoro entre homens em séries, animes, filmes, livros e doramas. Os BL podem ou não conter cenas explícitas, ou seja, pode ou não ter contato sexual entre os personagens, isso varia de série para série.

Uma curiosidade: o termo Bl e, seu “antecessor”, Yaoi vêm de uma classificação primária originalmente chamada de “June”, nome derivado de publicações do mesmo nome que continham relações homoafetivas entre homens.

Simplificando, os bromances são como shipps. É aquele casal de amigos bem próximos que possuem um laço de amizade bem forte e todos ficam especulando que estão juntos amorosamente, porém, segue sendo apenas uma vontade de serem um casal. Aqui temos como exemplo Sun Oh e Hye Young, do dorama Love Alarm.

Vamos deixar algo claro: Bromance não quer dizer gay, nem amizade colorida ou relação de rapazes “enrustidos”, nada disso. É apenas uma amizade entre dois homens, onde não existe aquela vergonha de se expressar, dispondo de abraços, beijos no rosto e palavras de carinho, fugindo da característica de masculinidade frágil. Para uma melhor definição podemos colocar que o Bromance se trata de um relacionamento com parceira, amor, cumplicidade, carinho e união, mas que é isenta de compromisso e relações sexuais.

Outros exemplos de bromance em doramas, temos Kim shin e Grim Reaper, da série PERFEITA chamada Goblin. Agora, em séries ocidentais, temos o famoso Batman e Robin, onde até o diretor teve que dizer em uma entrevista que eles não são um casal.

Agora vem a seguinte questão: por qual motivo isso vira motivo de briga no fandom?

Existem séries BL que as empresas basicamente faltam fazer dela um bromance. Tá, mas isso tudo por causa de um beijo? Parem para analisar a situação, é comum um casal, quando está apaixonado, se beijar, mas por algum motivo isso gera uma movimentação se um casal LGBT faz isso. É uma demonstração de afeto, ponto. Quem lembra do ano passado quando o governo do Rio simplesmente mandou retirar a HQ que tinha uma cena de um beijo entre dois personagens homens. Uma atitude totalmente repulsiva. Quem é LGBTQIA+ luta diariamente por direitos iguais, onde se possa andar de mãos dadas ou beijar em público sem que isso resulte em olhares estranhos ou até agressões verbais e físicas. Então quando é dito, ás vezes em forma de crítica e ás vezes em forma de “brincadeira” que determinado BL é bromance, não é porque a pessoa não saiba dessa informação, mas sim porque alguns lugares e empresas que se dizem desconstruídos, ainda tratam romance entre duas pessoas do mesmo sexo de forma distinta, em vez de estimular mais essa quebra de tabus.

O mesmo aconteceu com Where Your Eyes Linger, onde várias pessoas apostaram que seria um bromance, por conta de ser uma série da Coreia, tendo em vista que ainda é um país bastante tradicional e preconceituoso. Mas o dorama surpreendeu a todos no episódio final com o beijo dos personagens principais. O que é um baita avanço, se considerarmos o lugar de onde foi produzida, esperamos que a Coreia continue nesse ritmo.

Bom, meus amores, por hoje é só, espero que tenham gostado e não esqueçam de seguir a BLB em todas as redes sociais para ficar por dentro das novidades. Beijos.

Fontes: Meu mundo cênico

Matéria em parceria com a colunista Annakim

Compartilhar esta publicação

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Most Voted
Newest Oldest
Inline Feedbacks
View all comments
a.gabriel

Obrigada por esclarecer minhas dúvidas, agora poderei defender melhor meus BLs. Quem disse que precisa ter beijo e contato físico pra se está em uma relação. 🤗😉

Sonia

Agora tem o filme mas só tem no VIKI Rakuten e é pago, não vou dar spoiler mas dizem as más línguas kkkkk que tem gancho para um segundo filme


2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Optimized with PageSpeed Ninja