A Trágica Trajetória de Alan Turing

A Trágica Trajetória de Alan Turing

Hoje completa 66 anos da morte de um dos maiores gênios da ciência, o britânico Alan Turing.

Mas, antes de mais nada, quem foi Turing?

Alan Turing foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânica que nasceu no dia 23 de Junho de 1912, na cidade de Maida Vale, em Londres, Reino Unido. 

Alan Turing / Imagem: Reprodução

Sua personalidade era tímida e meio excêntrica, desde pequeno chamou a atenção pelo seu talento para a matemática, ainda que suas notas durante a escola não pareçam pertencer a um dos seres mais brilhantes da História. Mas isso não o impediu de ingressar num dos melhores centros acadêmicos do mundo, a Universidade de Cambridge, onde cursou matemática.

Durantes esses anos, produziu artigos esboçando o que mais tarde daria origem a sua principal contribuição para a humanidade, a Máquina de Turing, uma proposta teórica capaz de realizar funções contanto que sejam apresentadas por meio de informações matemáticas.

Mais tarde, quando se iniciou a 2ª Guerra Mundial, Turing foi trabalhar junto com o governo britânico e sua equipe, em Bletchley Park, cerca de 64 km de Londres, para tentar decifrar as mensagens criptografas dos nazistas. O Projeto, denominado “Ultra”, era secreto e nenhum dos conhecidos desses integrantes poderia ter ciência do que estava sendo realizado.

Dentre os objetivos do projeto, decodificar as mensagens da máquina alemã Enigma era um dos principais. Tratava-se, portanto, de um dispositivo capaz de escrever textos com rotores, ou seja, conforme a mensagem era escrita, os rotores misturavam as letras com intuito de deixar o conteúdo incompreensível para quem não fosse aliado dos nazistas. Esses rotores permitiam milhares de combinações, sendo as chaves trocadas todo mês. 

Alan Turing decifrou o segredo por meio de uma técnica eletromecânica chamada “bomba”, que consistia em várias análises de textos, em alta velocidade (próxima à dos cérebros humanos). Foi um dos precursores do computador moderno. Aliás, por isso Turing é considerado o grande “pai” da ciência da computação.

Foto: Fatos Desconhecidos/ Reprodução

A partir de 1942, os ingleses já podiam ler mais de 50 mil mensagens por mês, sendo uma por minuto, o que contribuiu grandemente para o contra-ataque dos Aliados, uma vez que foi possível descobrir onde seriam realizados os ataques surpresas dos alemães. Estima-se que com a decodificação da Enigma, dois anos de guerra foram evitados e 14 milhões de vidas foram poupadas. 

Após o término do conflito, Turing e sua equipe continuaram suas vidas normalmente. No entanto, em 1952, o cientista foi condenado pelo crime de “indecência” por manter relações sexuais com outro homem, proibido na Inglaterra e País de Gales até 1967. 

A pena seria prisão ou castração química, o matemático preferiu esta última e durante os dois últimos anos de sua vida recebeu injeções de hormônios femininos, tendo o seu corpo alterado pelo desenvolvimento de glândulas mamárias e não conformando com a realidade homofóbica que vivia, Turing se suicida em 7 de junho de 1954 com uma maça envenenada contendo cianureto. 

Há controvérsias sobre a causa de sua morte, alguns dizem que Turing poderia ter ingerido veneno por engano. Mas nada se pode refutar sobre seu trágico fim. 

Em 2009, um abaixo-assinado online resultou no pedido oficial de perdão pelo primeiro-ministro britânico, na época, Gordon Brown. Ele reconheceu a importância do trabalho do cientista durante a guerra e definiu o tratamento a que foi submetido como “terrível”.

Em 2013, recebeu o “perdão” póstumo da Rainha Elizabeth II, quando a Inglaterra legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo. 

Em 2015, a vida de Alan Turing foi contada nos cinemas no filme “O Jogo da Imitação”, em que Benedict Cumberbatch deu vida ao gênio. O filme tem como principal discussão a construção do invento mais conhecido de sua carreira, a “Máquina de Turing”, mas também discorre sobre questões pessoais do matemático, como memórias de sua vida escolar e o que acreditam ter sido seu primeiro amor, o jovem Christopher Morcom. 

É um filme bastante dinâmico e que alterna entre o presente (construção da máquina e percalços com os colegas de trabalho) e o passado (memórias da juventude). Está disponível gratuitamente dublado e com alta qualidade no Youtube. Para acessá-lo, basta clicar aqui

Em 2017, uma nova lei anulou todas as condenações e “crimes” cometidos pelo gênio no passado, sendo batizada como Lei Turing. 

De acordo com o Banco Central Britânico, a partir de 2021, as notas de 50 libras esterlinas serão estampadas com o rosto de Alan Turing, eleito por um voto popular em 2018. “Alan Turing foi um excelente matemático cujo trabalho teve um enorme impacto sobre como vivemos hoje”, afirma o presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney.

Imagem: Reprodução

Essa foi a história de Alan, uma das mentes mais brilhantes do século passado que contribuiu significativamente para combater as forças nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, mas que lastimavelmente foi condenado e perseguido pelo simples fato de amar pessoas do mesmo sexo. Ele foi apenas um dos 50 mil homens detidos por serem homossexuais na Inglaterra. Uma triste realidade que deve ser, sim, lembrada e encarada para que tal postura jamais possa voltar a ser comum não só no Reino Unido, mas no mundo todo. 

Se você gostou dessa matéria, por favor, não deixe de curtir e expor a sua opinião. A sua interação é muito importante para a manutenção do site. Além disso, não se esqueça de seguir as nossas plataformas digitais, por lá, você tem acesso a todo o conteúdo produzido pela página como notícias, capítulos de novels, trailers, reviews e tudo mais.

Durante o mês de Junho, a BLB trará conteúdos especiais sobre a temática LGBTQIA+ como não somente matérias, mas também relatos daqueles que fazem parte da comunidade, além de entrevistas e muitas outras surpresas. Para ficar por dentro de todas as novidades, siga as nossas redes sociais e fique atualizado de tudo que preparamos especialmente para você!  

Para acessar o site das Novels Boys Love, clique aqui.

Para acessar o nosso canal do Youtube, clique aqui.

Para nos seguir no Instagram, procure por: @boyslovebrasill ou clique aqui.

Para nos seguir no Facebook, procure por: Boys Love Brasil ou clique aqui.

Para nos seguir no Twitter, procure por: @bloversbrasil ou clique aqui.

Para nos seguir no Telegram, procure por: Boys Love Brasil ou cliquei aqui.

Compartilhar esta publicação

Comentários (1)

  • Avatar
    Gueby Resposta

    Adoreii a matéria!! Conteúdo super produtivo ☺️

    08/06/2020 at 13:04
  • Avatar
    Vitória Resposta

    O filme a Teoria de Tudo é tão bom! É triste saber pelo que ele passou, sendo uma mente tão brilhante.

    02/07/2020 at 00:32

Comente e deixe a gente Feliz


%d blogueiros gostam disto:
Optimized with PageSpeed Ninja