A Coréia não gosta, mas eu amo! Jessi está de volta com “NUNUNANA”

A Coréia não gosta, mas eu amo! Jessi está de volta com “NUNUNANA”

Olá meus bombons de licor, tudo bem com vocês?

Hoje nós vamos falar da rapper, cantora e compositora Jessi e de seu mais recente comeback com o 3º mini álbum “NUNA”.

Mas antes de entrar em mais detalhes desse comeback que fez muito barulho e alcançou altíssimas posições em charts e streams, vamos falar da trajetória profissional dessa nossa unnie— Termo coreano usado para de referir a mulheres mais velhas.

Jessi nasceu no dia 17 de dezembro 1988 em Nova Iorque, nos EUA, mas viveu sua infância e adolescência em Nova Jersey, onde  estudou na Korea Kent Foreign School, juntamente com outros idols bem famosos no cenário musical coreano, tais como: Tiffany, Jessica Jung, The Grace e Stephanie Kim. 

Jessi passou em uma audição de sucesso da SM Entertainment, a mesma empresa que Tiffany havia sido aceita na época. Contudo, ela optou por não tornar-se parte da gravadora, pois acreditava que a sua abordagem à música não correspondia com seu estilo. — Deixe aqui seu amém!

Em 2003, Jessi fez um teste com sucesso para Doremi Media, e se mudou para a Coréia do Sul com apenas 15 anos de idade. Ela lançou seu single de estreia do álbum “Get Up”, em 2005. Ela não encontrou o sucesso de imediato após a sua estréia, passando assim por uma época bem conturbada de sua vida visto que mal conseguia manter-se no país pela baixa renda.

Seu segundo álbum, intitulado “The Rebirth”, foi lançado em janeiro de 2009. Após este lançamento, ela fez uma pausa da música, e deixou a Coréia para voltar para a América. Antes desse hiatus em sua carreira Jessi já falou que sofreu muito para se acostumar com a cultura coreana. 

Em 2014, depois de cerca de 5 anos de hiatus, Jessi retornou como membro do trio de hip-hop “Lucky J” com o rapper J’Kyun e o vocalista J-Yo. Lucky J estreou com o single digital “Can You Hear Me” sob selo da YMC Entertainment, em julho do mesmo ano.

Entre 2015 e 2016 Jessi participou de diversas colaborações, programas de variedades coreanos e até mesmo um reality, chamado Unpretty Rapstar — onde ela ganhou bastante visibilidade, mesmo não tendo saído como vencedora — um programa de sobrevivência entre rappers femininas, onde as participantes competem pela chance de ter destaque em faixas de um álbum de compilação. Na segunda temporada do reality Jessi apareceu como mentora ao lado de Cheetah, vencedora do programa, e também do Sister’s Slam Dunk.

Nesse mesmo tempo Jessi lançou seu primeiro single solo de rap intitulado “Ssenunni”, chegando a apresentá-lo em uma importante premiação de fim de ano, o MAMA! — A música em questão é citada em uma matéria aqui no nosso site que fala sobre músicas sobre empoderamento feminino no Kpop, vale a pena conferir!

Em 2017 Jessi concluiu seu mini álbum UN2VERSE que foi lançado em 13 de julho de 2017 sob o selo da YMC Entertainment e distribuído pela LOEN Entertainment. É composto por cinco músicas, todas escritas pela cantora e duas produzidas por ela. “Gucci” foi lançado como a faixa-título e também ganhou um MV.

Antes de assinar com a PNATION, empresa recém criada pela lenda viva Psy, ela lançou mais um single de verão pela YMC intitulado “DOWN”.

Em janeiro de 2019, Jessi oficializou seu contrato com a gravadora do Psy, e já em setembro marcou seu tão aguardado retorno com o single “Who Dat B”. Sendo este seu primeiro trabalho com a nova gravadora.

O segundo trabalho de Jessi sob o selo da empresa foi o single “DRIP” com a colaboração do rapper, e amigo, Jay Park.

No dia 04 de junho, por meio de seu Instagram, Jessi avisou que o comeback tão aguardado pelos Jebbies — seu fandom — estava próximo. Até que enfim em 20 de julho, a PNATION, e também Jessi, reportaram por meio de um vídeo teaser, a confirmação do comeback para o dia 30 de julho. (última quinta-feira)

A fim de preparar o fãs e realizar a divulgação do lançamento de novo mini álbum da cantora, foram lançadas três sets de imagens e vídeos teaser com a solista.

Com o lançamento da Tracklist do 3º mini álbum intitulado NUNA tomamos conhecimento dos feat. que acompanhariam essa nova era. O mini álbum contém quatro novas músicas, tendo a participação de BM, do grupo misto KARD, e do rapper Naffla na faixa um tanto quanto explícita “Put On Ya”. E foi incluído também os dois singles anteriores de Jessi lançados sob o selo da PNATION, um deles em colaboração com o rapper Jay Park.

Enquanto eram lançados os teasers do MV da faixa título “NUNUNANA” foi também revelado que havia uma participação especial durante as filmagens, sendo esta Lee Hyori que esteve ao lado de Jessi no MV.

Vamos conferir agora o MV de “NUNUNANA”!

E agora a tradução!

https://youtu.be/Baikp9AflrU

Quanto o significado por trás da letra da faixa título, posso dizer que é bem amplo. Segundo algumas pesquisas “NUNUNANA” pode ser um modelo de avião, quanto “irmão/irmã mais velho (a)” então fica essa dúvida quanto a explicação. A letra é bem forte, tem o seu recado aos haters da Jessi, e é muito viciante. Sou suspeita para falar, pois sou fã de carteirinha. Mas muitos também concordam comigo!

 No restante, vemos o talento amplo da cantora que explora bem seu vocal em momentos da música, tal qual seu rap marca registradas da solista. O MV trás cenários bem livres e bem trabalhados, os figurinos são bem a cara da Jessi, se nota ela bem livre durante toda a extensão do MV. É lindo como ela se entrega ao conceito e como estava feliz com a participação da Lee Hyori. Uma baita dupla!

Após o lançamento do mini álbum e MV, Jessi lançou também o Challenge de NUNUNANA no TikTok. Grandes nomes como a Lee Hyori, Rain, Yoo Jaesuk, Jay Park e Psy já participaram do desafio. E aí já deram uma conferida? É só entrar na tag no aplicativo TikTok e vocês vão se apaixonar.

O MV de NUNUNANA fechou as primeiras 24h com cerca de 3 milhões de visualizações no YouTube. O nome da Jessi ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter em diversos países, e o mini álbum emplacou altíssimas posições em importante charts coreanos, tais como: Bugs, Genie, IChart, Melon e Soribada.

Ja no Spotify, o mini álbum fechou o dia 30/07 (data do comeback) com 294,2224 streams. Vou deixar aqui o link do álbum para vocês conferirem as demais faixas!

Diferente dos trabalhos anteriores de Jessi com sua atual gravadora, ela irá sim promover NUNUNANA nos Music Shows coreanos. Vamos torcer para que enfim o Win venha para nossa rainha!

Espero que tenham gostado, views em NUNUNANA, beijos e até a próxima!

Compartilhar esta publicação

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
Optimized with PageSpeed Ninja